quinta-feira, 8 de setembro de 2011

 
Quer Entrar no Verão Preparada Naturalmente?
Os sucos naturais de frutas combinados com vegetais são poderosos aliados à sua saúde, o que reflete na sua beleza e bem-estar. Ana Luiza Baldan, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem Estar, ensina  nada mais nada menos do que 10 receitas fantásticas e muito saudáveis.
Os benefícios mudam de acordo com os ingredientes. Mas o modo de preparo é sempre o mesmo: basta misturar todos os ingredientes e bater no liquidificador. E, se necessário, adoce. Mas só se necessário, combinado?

Pique total

Essa receita é composta por açaí, laranja e banana. O açaí é uma excelente fonte de energia, de minerais como cálcio e fósforo ¿ essenciais para a contração muscular adequada e ferro ¿ envolvido na produção de células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo, explica Ana Luiza.
A banana, além de ser de fácil digestão, é fonte de potássio. Esse mineral contribui para a função muscular adequada e possui vitamina B6, que auxilia na produção de energia.
O último ingrediente, a laranja, já é famosa por ser rica em vitamina C e vitaminas do complexo B.

Auxilia o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse.
Você precisa de: 3 laranjas, ½ banana nanica e ½ polpa (100g) de açaí

Regulador
Esse suco tem em sua receita a linhaça, muito benéfica às mulheres. É um importante agente natural na reposição hormonal de estrógeno, é rica em ômega 3 e 6, auxiliando nos sintomas do período pré-menstrual, além de minerais como sódio, potássio, ferro, selênio, cobre e zinco; e vitaminas A, E, B1, B6 e B12, diz Ana Luiza. O mamão, outro membro desse suco, é rico em sais minerais como cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio, e vitaminas A e C, e mais:

Possui propriedades laxativas, auxiliando o funcionamento intestinal. Para completar, a Laranja, cujos benefícios já foram ditos anteriormente, como combate ao estresse e relaxamento muscular.
Você precisa de: 3 cubos médios de
mamão, 2 e ½ laranjas e 1 colher de sopa de semente de linhaça
Detox
A união de laranja, abacaxi e couve pode não parecer, mas é saborosa. E seus benefícios são muitos, pois o abacaxi tem potássio, magnésio e cálcio. É uma fruta com alto teor de vitamina C. Além disso, contém celulose, uma substância indispensável para o bom funcionamento intestinal, e bromelina, outra substância que facilita a digestão das carnes, explica a nutricionista.
A couve é um vegetal que tem em abundância cálcio, fósforo e ferro, minerais importantes à formação e manutenção de ossos e dentes e à integridade do sangue. Contém ainda vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele; e vitaminas do Complexo B, que tem por funções proteger a pele, evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Ainda para melhorar, a já comentada laranja.
Você precisa de: 1 folha pequena de couve, 2 e ½ laranjas e 1 fatia de abacaxi

Antioxidante
Você já tinha visto um suco que vai chá verde? Essa receita de Ana Luiza traz o abacaxi, cujas substâncias já foram citadas, e seus benefícios também: como o bom funcionamento intestinal e a digestão de carnes. O já conhecido chá verde previne o câncer graças aos flavonoides e catequinas, que têm a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores. Além disso, contém manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, já que os estudos associam o consumo diário deste chá a uma diminuição dos níveis sanguíneos de LDL, que é a fração ruim do colesterol, e à melhora das condições das artérias, explica a nutricionista. Por último, o morango: excelente fonte de vitamina C, boa fonte de folato, que atua na formação celular, e potássio, importante para o equilíbrio hídrico do corpo.
Você precisa de: ¾ de xícara de chá verde, ½ polpa de morango e 1 fatia de abacaxi

Relax
Maracujá, abacaxi e alface são as ferramentas para esse suco relaxante. Além dos benefícios do abacaxi, o maracujá, rico em vitamina C e vitaminas do Complexo B (B2 e B5), contém também quantidades razoáveis de sais minerais como Ferro, Cálcio e Fósforo.
Por fim, o alface. A folha contém vitamina A, C, Niacina, minerais, como Cálcio, Fósforo e Ferro
Você precisa de: ½ polpa de maracujá, 2 fatias de abacaxi e 1 folha de alface
Betacaroteno
Os grupos dos alimentos com cor de laranja estão nesse copo. Laranja, mamão, manga e cenoura juntos funcionarão como um combatente ao estresse e ao intestino preso e muito mais. A cenoura, fonte de betacaroteno, que se converte em vitamina A no corpo - atua como antioxidante no combate aos radicais livres que aceleram o envelhecimento. A manga é excelente fonte de vitaminas A e C. Essa fruta também e apresenta quantidades razoáveis de vitaminas do Complexo B e sais minerais como Cálcio e Fósforo. E nem precisa dizer que colabora muito para o bronzeado bonito, não é?
Você precisa de: 1 fatia pequena de mamão, ½ polpa de manga, 1 colher de sopa de cenoura ralada e 3 laranjas

Super  Fibras
O nome já anima, afinal, as fibras são excelente para o sonhado bom funcionamento do intestino. Maçã, laranja, semente de linhaça e aveia estão na lista. Mais uma vez, a laranja está presente, rica em vitamina C e inimiga do estresse. Repete-se também a linhaça, que, como já foi dito, é uma grande amiga da saúde da mulher. Para complementar, flocos de aveia. São ricos em vitaminas do complexo B e em silício, mineral essencial na síntese de colágeno e responsável pela reestruturação de cartilagens e tecidos. Já a maçã contém vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais como Fósforo e Ferro. É rica em substâncias que ajudam a evitar a formação dos coágulos sanguíneos, capazes de provocar derrames. Para aproveitar bem suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural e com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.
Você precisa de: ½ maçã, 3 laranjas, 1 colher de sobremesa de semente de linhaça e 1 colher de sobremesa de flocos de aveia

Bem-estar
A combinação da melancia com capim cidreira e laranja é gostosa e saudável. Por que? Para começar, a melancia é constituída em sua maior parte por água, é pouco calórica e muito nutritiva. Fornece vitaminas A e C, potássio e outros minerais, além de licopeno.A, laranja, que você já conheceu as propriedades, colabora ainda mais. E o capim cidreira é ideal para espantar o estresse. Essa erva possui propriedades relaxantes e calmantes.
Você precisa de: ½ fatia pequena de melancia, 2 laranjas e 2 folhas de capim cidreira
Hidratante
Excelente para ter boa hidratação, principalmente no verão, Ana Luiza ensina a junção de água de coco, hortelã e morango. A água de coco é um excelente hidratante natural, rica em sais minerais como potássio, sódio, fósforo e cloro. Por conter carboidratos, auxilia na recuperação da energia. Já a hortelã estimula o aparelho digestivo e possui propriedades anestésicas. Possui vitaminas C e A, e minerais como cálcio e ferro, explica ela que relembra as propriedades do morango. Contribui para a formação celular e auxilia no equilíbrio hídrico do corpo.
Você precisa de: 200 ml de água de coco, 2 polpas (200g) de morango e 8 folhas de hortelã

Imunológico
Com certeza você já ouviu falar desses alimentos como auxiliares do sistema imunológico: a laranja, limão, abacaxi e gengibre. Além da laranja e do abacaxi, que foram descritos anteriormente, essa receita conta com o antioxidante limão, que, também auxilia na formação de colágeno. E a última estrela é o gengibre. A raiz também é usada medicinalmente com diversos fins. Rica em óleos essenciais, possui ainda substâncias que lhe dão um sabor acre e picante: os gingeróis e soagóis, amido, lecitinas, proteínas e sais minerais. É também um excelente para o combate aos enjoos das viagens. Tem ainda um efeito positivo em situações de problemas respiratórios (gripes e constipações), como excelente anti-séptico e anti-inflamatório, ensina Ana Luiza.
Você precisa de: 3 laranjas, ½ limão espremido, 1 fatia de abacaxi e uma pitada de gengibre

Aumentar o Apetite Sexual


Tríbulus Terrestris 
Tríbulus Terrestris é um fito hormônio que atua no organismo melhorando os níveis de testosterona e atualmente está se mostrando muito eficaz no tratamento da impotência (frequência e força das ereções), falta de libido (masculina ou feminina), recuperação da atividade sexual e massa muscular.

O Tribulus Terrestris  atua como estimulante na produção da testosterona, afrodisíaco, agente contra impotência e insônia e alivia os efeitos da menopausa.

Estudos clínicos têm mostrado que com o Tribulus Terrestris o aumento dos níveis de testosterona tem efeitos positivos não somente na força física e resistência, como também na função sexual, na densidade mineral óssea, metabolismo e nos níveis de imunidade.

Por isso, é também muito indicado para idosos com problemas como artrite, artrose, fraqueza muscular e fadiga crônica.

Com níveis mais altos de testosterona em nosso sangue, é possível obter um maior anabolismo muscular, obtendo maior definição do músculo e aumentando consideravelmente a massa magra com o Tribulus.

Outro efeito causado pelo aumento deste hormônio tão importante (testosterona), está na melhora do desempenho sexual, aumentando a libido tanto em homens quanto em mulheres.

O Tribulus Terrestris provoca vaso dilatação na região genital, o que pode explicar os seus efeitos sobre a ereção.
Pode aumentar ainda a contagem de espermatozóides, bem como a sua motilidade, podendo, por isso, ser um auxiliar precioso para tratar a infertilidade.

Estudos comprovam que o Tribulus Terrestris quando administrado em homens saudáveis, ocorre um aumento dos níveis de testosterona no decorrer de 5 dias.

Em mulheres, o Tribulus aumenta a libido, diminui os sintomas da frigidez sexual e reduz os sintomas da menopausa.

Pelo fato de o Tribulus Terrestris promover um efeito estimulante no fígado, diminui o colesterol e ácidos graxos que inibem seu funcionamento.

Possui significante atividade diurética e inibe a formação de pedras nos rins, bem como atua em casos de espermatorréia, fosfatúria, doenças genito-urinárias como dissúria, gonorréia, cistite crônica, desordens urinárias, incontinência urinária, gota, e também em desordens uterinas após parto.
Útil em diabetes, infecções respiratórias do trato inferior e superior e problemas cardíacos.

Mostrou reduzir a pressão alta e mostrou efeitos analgésicos.

Tribulus Terrestris melhora o humor, aumenta a auto confiança e o desejo de enfrentar desafios!

Indicação: Homens, mulheres, atletas e idosos

* Aumento da massa muscular

* Aumenta os níveis corporais de testosterona e LH;
* Recuperação da atividade sexual
* Aumento da libido em ambos os sexos
* Aumento da Disposição Física e Mental
* Aumento do Apetite Sexual
* Na esterilidade ovariana na menopausa natural e induzida
* Efeitos positivos sobre a função eréctil ;
* Redução dos níveis de colesterol;
* Estimula ovogênese, benefícios na síndrome pós- menopausa;
* Impotência;
* Estimulação do sistema imunológico;
* Tratamento de anorexia;
* Cardiotônico;
* Estimulante do apetite;
* Estimula crescimento de melanócitos;
* Alivia espasmos da musculatura lisa;
* Tônico Energético
* Frigidez sexual

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Saúde e Bem Estar


O Exercício Físico que Mais Emagrece


Para funcionar, atividades têm que exigir esforço progressivo

Qual o exercício emagrece mais
A melhor opção é sempre aquela que você não vai largar. Invista no prazer
O conselho dos especialistas é: pratique a atividade física de que você mais gosta. Assim é mais fácil manter o hábito.
Até jogar peteca dá bom resultado. Basta ir ajustando a duração e a intensidade à medida que aumentar sua capacidade.

Depois, pode-se evoluir para modalidades mais intensas.


Quem quer praticar corrida deve se certificar de que as articulações estão aptas a suportar um impacto equivalente ao dobro de seu peso corporal.
É preciso muito cuidado com o aparelho locomotor”, diz Arnaldo José Hernandez, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

CAMINHADA


Apesar de ser um dos exercícios mais leves, pode representar um esforço intenso para uma pessoa muito pesada e sedentária.
É a modalidade mais segura. De baixo impacto, não força muito as articulações.

Requer apenas um tênis confortável, uma bela paisagem e, se quiser, boas companhias

DANÇAS

As de salão são uma boa alternativa para quem não gosta de monotonia.

Podem ser mais intensas que a caminhada, pois movimentam o corpo todo.
Mas não vale ficar no fundo da sala assistindo.

A dança funciona como exercício aeróbico – desde que você dance sem parar

NATAÇÃO

Recomendada como atividade aeróbica, é indicada para quem gosta de ficar sozinho, no silêncio.

Tende a gastar menos energia que a corrida, mas tem a vantagem de não exercer impacto sobre as articulações.
O ideal é complementá-la com exercícios de força

HIDROGINÁSTICA

Pode ser programada para exercitar força e capacidade cardiovascular alternadamente.

Aparelhos que aumentam a resistência da água intensificam o esforço e aumentam o suadouro, preservando coluna e joelhos. Ótima opção para “pegar pesado” sem precisar levantar peso

MUSCULAÇÃO

Complemento importante dos exercícios aeróbicos, aumenta a massa muscular e o gasto energético.

Também ajuda a proteger as articulações e fortalece os ossos.
A pessoa pode fazer todos os exercícios sentada e com a coluna apoiada, o que facilita os movimentos para os muito obesos

OBS: Recomenda-se antes de qualquer prática esportiva fazer uma bateria de exames Chek-up).

Os Benefícios do Tomate

Quem imaginaria que o tomate e seus derivados como molhos, sucos, entre outros, utilizados no preparo de deliciosas receitas, poderia reduzir o risco de vários tipos de câncer ? É verdade ! Todos esses produtos são ricos em licopeno, o componente que dá a cor vermelha ao tomate que para o bem da saúde de todos nós, tem propriedades anticancerígenas.
O licopeno é um carotenóide e como todos carotenóides funciona como um poderoso antioxidante que age na neutralização de radicais livres, proporcionando proteção contra danos oxidativos, além de estimular a função do sistema imunológico.
Entretanto, na nutrição humana, até recentemente, atenção especial havia sendo dada para aqueles carotenóides com atividade pró-vitamina A, como o alfa-caroteno e o beta-caroteno.

Somente agora o licopeno tem merecido destaque, sendo considerado o carotenóide mais promissor para a nutrição e saúde humana, apresentando uma atividade antioxidante dez vezes maior que o beta-caroteno.

        Mecanismo de ação do Licopeno X Câncer

As células do corpo humano estão sujeitas a uma série de processos oxidativos que, entre outras alterações, provocam danos ao DNA e às macromoléculas como lipídios e proteínas. Estes danos vão se acumulando e podem levar a situações patológicas, entre outras, o câncer.

A chave principal do mecanismo de ação do licopeno encontrado em tomates é a sua capacidade de atuar como um antioxidante, combatendo os radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o processo cancerígeno.

O licopeno é o mais eficiente neutralizador de radicais livres de todos os carotenóides e é duas vezes mais eficiente que o beta-caroteno. A atividade antioxidante poderosa do licopeno confere um alto grau de proteção contra a oxidação do colesterol, um processo que pode influenciar, por exemplo, no câncer de próstata.

Os produtos da oxidação do colesterol medidos no tecido prostático com câncer, sugerem que o colesterol oxidado é um dos produtos do estresse oxídativo, tendo efeito cancerígeno.

Isto explica também porque o licopeno pode conferir benefícios contra doenças coronárias, pois evita a oxidação da LDL-colesterol, que seria o primeiro passo para a formação da arterosclerose.

Outro ponto a favor do licopeno seria o fato dessa substância fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo, dando-lhe forças para combater as células malignas.

Por todos esses motivos, acredita-se que o licopeno encontrado em tomates, pode reduzir em até 50% o risco de câncer de próstata em humanos e também há a possibilidade dessa substância atuar contra o câncer de esôfago, mama, pulmão e pele.

Entretanto, a ação do licopeno do tomate na prevenção e controle do câncer de próstata é o que tem sido mais investigado.

Tomate X Câncer de Próstata

O que é a próstata? A próstata, glândula sexual localizada na base da bexiga, tem a função principal de produzir parte do líquido seminal expelido durante a ejaculação.
Mas, como acontece com qualquer parte do corpo humano, com o passar dos anos, essa glândula também fica vulnerável a doenças.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, a próstata está relacionada ao segundo tipo de câncer fatal entre os homens, só perdendo para o de pulmão.
As estatísticas não mentem: 15 a 20% da população masculina acima de 50 anos desenvolvem câncer de próstata. Autópsias revelaram que 100% dos homens com 80 anos possuíam algum grau de câncer de próstata.

As causas do câncer de próstata não são bem definidas. Além da idade, existem suspeitas da doença estar relacionada à predisposição genética e às disfunções hormonais, que também se manifestam à medida que os anos passam. Uma dieta desbalanceada, pobre em fibras e rica em gorduras saturadas também se inclui entre os possíveis fatores desencadeantes do câncer.
Assim, o câncer de próstata é uma doença que ameaça todos os homens igualmente sem levar em consideração seu estado civil ou sócio-econômico.

Os Benefícios do Tomate

Recentes estudos demonstram que o licopeno pode ser uma nova arma contra este tipo de câncer. Um estudo da Universidade de Harvard demonstrou que homens que ingerem 10 ou mais refeições por semana com alimentos ricos em licopeno, como salada de tomate, molhos de tomate, catchup, tem diminuído em 1/3 o risco de contrair câncer de próstata do que homens que se alimentam com menos de duas refeições por semana a base de tomates.
Em um estudo envolvendo 47.894 homens com idades entre 40 a 75 anos, concluiu-se que o consumo de tomates, molho de tomates e molho de pizza (10 ou mais vezes por semana) foi significantemente relacionado com uma menor incidência de câncer de próstata, havendo uma redução de mais de 50% do risco.

Mas será que todo licopeno ingerido é aproveitado em nosso organismo?
Alguns pesquisadores procuraram verificar a biodisponibilidade de licopeno em tomates e seus produtos e tiveram uma grande surpresa.
Verificaram que o consumo de molho de tomate e não do tomate fresco aumenta a concentração sanguínea de licopeno, sendo muito mais eficiente em diminuir o câncer de próstata.
A constatação de que a absorção de licopeno é maior quando o tomate sofre processamento térmico é explicada pelo simples fato de que a cocção quebra de forma mais eficiente as paredes celulares resistentes, fazendo com que o licopeno torne-se mais acessível, aumentando sua biodisponibilidade.
Assim, em um estudo verificou-se que a ingestão de suco de tomate cozido resultou em um aumento de duas a três vezes mais nas concentrações séricas de licopeno, um dia após sua ingestão, enquanto que um consumo equivalente do suco não processado não causou nenhuma elevação da substância no sangue.
Veja agora o conteúdo aproximado de licopeno em vários alimentos e uma receita de como você pode preparar o tomate a fim de aproveitar o máximo de licopeno que ele contém:

Alimento com conteúdo de licopeno
(mg/100g peso seco)
Tomate Fresco 3,1 - 7,74
Tomate Processado 11,21
Suco de Tomate Processado 7,83
Sopa de Tomate Enlatada 3,99
Pasta de Tomate Enlatada 30,07
Catchup 16,60
Melancia 4,10
Mamão Papaia 2,0 - 5,30

Receita de molho de tomate
Como vimos, o molho de tomate é a melhor forma de biodisponibilidade do licopeno, a substância que pode diminuir o risco de câncer. Para obter o molho faça o seguinte:
Cozinhe cerca de seis tomates inteiros lavados
Bata-os a seguir no liquidificador, coe e está pronto para consumir
Consuma cerca de 1/2 xícara do molho todos os dias. Aproveite e enriqueça esse molho com ervilhas, soja, grão de bico, lentilhas, etc. E atenção: Quanto mais vermelho e maduro o tomate, maior é a quantidade de licopeno.

Algumas Verdades e Mentiras
Sobre o Vinho              
  
Vinho, quanto mais velho melhor Nem todos os vinhos são beneficiados pelo envelhecimento.
O envelhecimento proporciona a evolução dos componentes do vinho, mas é necessário ter estrutura de tanino e outros componentes para que o tempo seja benéfico e nem todos os vinhos têm este requisito.
Durante o envelhecimento algumas características dos vinhos jovens como aromas de frutas frescas são substituídos por aromas mais evoluídos como os de frutas em calda e frutas secas.
Em geral vinhos brancos e espumantes não devem ser guardados, pois suas características mais importantes, o frescor e os aromas de frutas se perdem com o tempo.
Somente vinhos brancos de regiões muito especiais, como a Bourgogne, na França, ganham com o tempo. Vinho tinto deve ser tomado em temperatura ambiente

Essa afirmação só e verdadeira quando se fala da temperatura ambiente das caves européias, onde o vinho está sempre em torno de 14ºC.
Tomar vinho tinto na temperatura ambiente de nosso verão tropical fará com que a emanação alcoólica seja forte demais, impedindo que os outros aromas sejam percebidos adequadamente.
Vinho bom é vinho docinho Em geral, os vinhos ao término da fermentação são secos. Todo o açúcar natural das uvas foi transformado em álcool.
Os vinhos suaves recebem açúcar depois de prontos, assim como adoçamos o café ou o suco. O açúcar mascara os sabores naturais e engana o paladar.
Vinhos de boa qualidade são secos, pois nenhum enólogo em sã consciência colocaria açúcar em um vinho de qualidade. Vinho branco bom é aquele de cor amarela bem forte Vinhos brancos têm coloração bastante leve, que vai do quase incolor ao amarelo claro, com reflexos esverdeados ou dourados.
Eles terão cor amarela forte, dourada, em duas situações: se forem fermentados em ou se sofreram ação do calor e ou da luz direta, ou seja, está deteriorado.
Quem gosta e entende de vinhos é Enólogo. Uma das confusões mais freqüentes. As pessoas que gostam de vinhos são enófilos. Enólogos são os profissionais que trabalham nas vinícolas e que são responsáveis pela elaboração do vinho.

Verdades

Vinho tinto é para carnes vermelhas e vinho branco para carnes brancas Esta afirmação é verdadeira em parte. Pratos de sabor mais forte precisam de vinho com mais estrutura, para que os sabores se completem sem que um anule o outro.
Um vinho muito potente junto com um prato leve vai massacrar o prato e vice-versa. Mas existem desdobramentos desta teoria, pois a forma de preparo do prato é muito importante para o sabor final. Frango assado ou ensopado é perfeitamente acompanhado por um vinho tinto.
Deve ser guardado deitado, ao abrigo da luz e com temperatura constante A garrafa deitada mantém a rolha em contato com o vinho, impedindo que ela resseque e permita a entrada do ar que azedaria o vinho.
Os vinhos com rolhas sintéticas ou tampa de rosca (screw-cap), podem ser guardados em pé, sem problemas. A luz direta sobre a garrafa de vinhos é extremamente danosa ao vinho. A variação de temperatura, assim como as altas temperaturas também deterioram o vinho.

Tudo Sobre o Mamão


Esta Delícia de Fruta é Calmante
                                           - O Mamão -

Esta delícia de fruta é calmante, digestiva e laxativa, sendo bastante indicada para quem possui o estômago sensível, quer manter o peso ou está querendo emagrecer, pois possui baixas calorias.

O mamão possui ainda alta quantidade de beta-caroteno, característico de frutas de tons alaranjados.

O Beta-caroteno quando ingerido atua como formador de vitamina A.
Já a Vitamina A, atua no combate a doenças de pele, cegueira noturna e queda de cabelos.

Mas não exagere! O consumo de vitamina A pode causar acúmulo dessa vitamina no organismo e com isso gerar doenças tão perigosas quanto as doenças causadas pela carência de      vitamina A.  
Espermatorréia

A espermatorréia se caracteriza pelo derramamento involuntário de esperma durante o sono.
Apesar de ser um fenômeno normal que pode ocorrer a qualquer homem sexualmente ativo, é mais frequente em homens que têm vida sexual muito intensa ou que costumam masturbar-se.
Quando os episódios são muito frequentes pode causar anemia, depressão, debilidade generalizada e até impotência sexual temporária.
A Doença de Alzheimer

Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada.
A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles.
Como conseqüência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.
Sintomas:
· falta de memória para acontecimentos recentes;
· repetição da mesma pergunta várias vezes;
· dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos;
· incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas;
· dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;
· dificuldade para encontrar palavras que exprimam idéias ou sentimentos pessoais;
· irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.
A doença de Alzheimer costuma evoluir de forma lenta e inexorável. A partir do diagnóstico, a sobrevida média oscila entre 8 e 10 anos. O quadro clínico costuma ser dividido em quatro estágios:
· Estágio 1 (forma inicial): alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais e espaciais;
· Estágio 2 (forma moderada): dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos. Agitação e insônia;
· Estágio 3 (forma grave): resistência à execução de tarefas diárias. Incontinência urinária e fecal. Dificuldade para comer. Deficiência motora progressiva;
· Estágio 4 (terminal): restrição ao leito. Mutismo. Dor à deglutição. Infecções intercorrentes.
Tratamento:
A doença é incurável. O objetivo do tratamento é retardar a evolução e preservar por mais tempo possível as funções intelectuais. Os melhores resultados são obtidos quando o tratamento é iniciado nas fases mais precoces.
Numa doença que progressiva nem sempre é fácil avaliar resultados. Por essa razão, é fundamental que os familiares utilizem um diário para anotar a evolução dos sintomas.
A memória está melhor? Os afazeres diários são cumpridos com mais facilidade? O quadro está estável? O declínio ocorre de forma mais lenta do que antes da medicação? Sem essas anotações fica impossível avaliar a eficácia do tratamento.
Uma vez iniciado, o tratamento precisa ser reavaliado pelo médico ao completar um mês, mas deve ser mantido obrigatoriamente por um período mínimo de 3 a 6 meses, para que se possa ter idéia da eficácia.
Enquanto a resposta for favorável, o medicamento não deve ser suspenso, sendo fundamental a tomada diária nas doses e observar os intervalos prescritos. A administração irregular compromete o resultado final.