quinta-feira, 14 de abril de 2011



Ioimbina ( Estimulante Sexual )

Ioimbina (ORAL) (nome genérico) (substância ativa). Informações sobre posologia, indicações, contra-indicações, efeitos colaterais adversos, interações medicamentosas e formas de administração.

MARCA COMERCIAL
YOMAX (Apsen)

GENÉRICO
Não
Cloridrato de ioimbina.

USO ORAL
Comprimido 5,4 mg
YOMAX

O QUE É
A ioimbina atua como anti-impotência sexual [alcalóide da casca da Corynanthe yohimbe (uma árvore africana) estruturalmente semelhante à reserpina].

PARA QUE SERVE
Disfunção erétil.

COMO AGE

A ioimbina bloqueia os receptores alfa 2-adrenérgicos pré-sinápticos; sua ação vasodilatadora periférica é semelhante à da reserpina, embora mais fraca e de menor duração.

No sistema nervoso autônomo periférico, sua ação é o aumento da atividade parassimpática (colinérgica) e a diminuição da atividade simpática (adrenérgica).

Na performance sexual, teoricamente o bloqueio alfa 2-adrenérgico e a atividade colinérgica podem resultar num aumento do tônus e diminuição do esvaziamento peniano, provocando estimulação erétil sem aumentar o desejo sexual.

Promove também vaso dilatação do corpo cavernoso pelo bloqueio alfa. Absorção: gastrintestinal rápida. Biotransformação: extensiva (talvez no fígado ou nos rins). Ação - início: 2 a 3 semanas. Eliminação: urina (menos de 1% como Ioimbina).

COMO SE USA

Uso Oral

Adultos (homens)
1 comprimido, 3 vezes por dia. Se ocorrerem reações como náusea, tontura ou nervosismo, reduzir a dose para 1/2 comprimido, 3 vezes por dia; posteriormente aumentando gradualmente até chegar a 1 comprimido, 3 vezes por dia.
Duração do tratamento: não ultrapassar 10 semanas.

CUIDADOS ESPECIAIS

Não Usar o Produto

Angina do peito; diminuição da função renal ou do fígado; doença cardíaca; história de úlcera gástrica ou duodenal; hipertensão arterial; paciente com distúrbio psiquiátrico.

Reações que Podem Ocorrer (sem incidência definida)

Aumento dos batimentos do coração; aumento da pressão arterial; aumento da atividade motora; diminuição da urina; irritabilidade; nervosismo; vertigem.

Raramente: dor de cabeça; erupção na pele; náusea ou vômito; transpiração; tremores; vemelhidão.

Atenção ao Utilizar Outros Produtos
A Ioimbina:

•      pode antagonizar os efeitos de: anti-hipertensivos; antidepressivos.

OUTRAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

•      O produto requer a supervisão de médico habituado com o seu uso.
•      Os efeitos evidentes podem demorar 2 a 3 semanas para aparecer.
•      Cuidado ao dirigir ou executar tarefas que exijam atenção.
•      Checar rotineiramente: pressão arterial; frequência cardíaca.

MODO DE AÇÃO

YOMAX contém loimbina um alcalóide indolalquilamínico com estrutura química similar à reserpina.
   
    É o principal alcalóide da casca da árvore africana Corynanthe yohimbe, e é encontrado também na Rauwolfia Serpentina (L) Benth.

    A Ioimbina bloqueia os receptores alfa-2 adrenérgicos pré-sinápticos. Sua ação vasodilatadora periférica se assemelha com a da reserpina, embora mais fraca e de menor duração.

    O efeito da ioimbina sobre o sistema nervoso autônomo periférico é o aumento da atividade parassimpática (colinérgica) e a diminuição da atividade simpática (adrenérgica).

    Na performance sexual masculina a ereção está ligada à atividade colinérgica e ao bloqueio alfa-2 adrenérgico, os quais podem teoricamente resultar em aumento do tonus peniano, diminuindo o esvaziamento do fluxo no pênis ou ambos, provocando a estimulação eréctil sem aumentar o desejo sexual.   

    A Ioimbina produz vasodilação do corpo cavernoso pelo efeito alfa-antagonista.

A Ioimbina exerce ação estimulante sobre o humor e pode aumentar a ansiedade.

    Ambas as ações não foram adequadamente estudadas ou relacionadas com a dosagem, entretanto aparentam necessitar de altas doses da droga.

A Ioimbina tem uma ação antidiurética moderada, provavelmente via estimulação dos centros hipotalâmicos e liberação do hormônio pituitário posterior.

A Ioimbina não parece exercer influência significante na estimulação cardíaca e em outros efeitos mediados pelos

    receptores beta-adrenérgicos. Seus efeitos sobre a pressão sanguínea são moderados.

INDICAÇÕES

YOMAX é um medicamento midriático e simpaticolítico. Disfunções sexuais masculinas, de origem psicogênica, vascular ou diabética, têm sido tratadas com sucesso com Ioimbina.

    A Ioimbina tem sido usada principalmente por urologistas, no tratamento e/ou no diagnóstico de certos tipos de disfunções da ereção masculina.

É proposto também nos casos de hipotensão ortostática, particularmente naquela induzida pelos antidepressivos tricíclicos.

CONTRA-INDICAÇÕES

Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Pacientes com disfunção renal ou hepática, angina pectoris, hipertensão e doenças cardíacas.

PRECAUÇÕES

Podem decorrer duas ou três semanas antes que os efeitos de YOMAX se tornem evidentes.

    Pacientes recebendo Ioimbina devem estar sob supervisão de especialistas habituados ao seu uso.

    Não utilizar YOMAX em pacientes com distúrbios psiquiátricos ou cardio-renais e com história de úlcera gastro-duodenal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário